quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CEFLURIS


O Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra é uma divisão da Doutrina do Santo Daime (CEFLURIS), fundado por Sebastião Mota de Melo na década de 70 na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre. Mais especificamente nas terras denominadas “Colônia Cinco Mil” de propriedade de várias pessoas, principalmente da família de sua esposa Rita Gregório de Melo. O mesmo era integrante do grupo original de Raimundo Irineu Serra e já possuía uma extensão da doutrina autorizada por Irineu. Esta extensão foi estabelecida como alternativa de minimizar as dificuldades do grupo de pessoas que viviam nesta área em relação à distância desta localidade com a sede do grupo Alto Santo. Situação que se reproduziu de maneira idêntica a outros membros que possuíam residência em locais distantes da sede. Tais agrupamentos eram compreendidos enquanto extensões do grupo original, estes possuíam autorização de Irineu para executarem concentração e a produção da bebida de acordo as instruções de Irineu. Eram então denominadas, “pronto-socorro”, de forma que todos os membros das extensões reuniam-se na sede do grupo para os ditos trabalhos oficiais ou hinários.
O falecimento de Irineu gerou tensão entre seus membros que se desentenderam com o comando sucessor de Mestre Irineu, questão que provocou a divisão de seu grupo. Padrinhos Sebastião conjuntamente com outros seguidores de Mestre Irineu fundaram o CEFLURIS como meio alternativo de desenvolverem os rituais com a bebida Santo Daime após a divisão do grupo original. Sebastião Mota de Melo acompanhou uma mudança de contexto experimentada com o movimento de contracultura dos anos 70 e ao contrario do rigor do grupo original, recebeu em seu grupo, estudantes e mochileiros especialmente da região sul, que com a visibilidade da bebida buscavam ter experiências transcendentais. Padrinho Sebastião era uma pessoa carismática que recebeu todos que procuravam conhecer a “Santa Bebida” em seu grupo, sem fazer distinção de ninguém .
Com seu carisma e liderança, padrinho Sebastião mobilizou seus familiares e amigos que o acompanharam neste processo de formação de uma comunidade baseada numa relação de auto-sustentabilidade e respeito à natureza. Transferindo-se para o interior onde formou primeiramente a comunidade Rio do Ouro, e por falta de condições favoráveis a fixação do grupo nesta região, transferiu-se mais adentro da floresta. Onde, nos limites de fronteira entre os Estados do Acre e Amazonas, nas proximidades da cidade de Boca do Acre, estabeleceu sua comunidade que passou a ser então denominada “Vila Céu do Mapiá”. Esta por sua vez tornou-se a grande Meca do Santo Daime no Brasil, tornando-se referencia em organização comunitária e auto-sustentabilidade. De dentro da Floresta, padrinho Sebastião passou a comandar a maior e mais visível organização religiosa ligada a doutrina do Santo Daime. O CEFLURIS incentivou a formação de outros centros daimistas pelo Brasil e pelo mundo, estabelecendo uma relação institucional de filiação com os demais, incentivando especialmente a vida comunitária baseada na organização dos trabalhos/rituais com a bebida Santo Daime.

Abaixo videos sobre a Doutrino do Santo Daime e Padrinho Sebastão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário