A doutrina espiritualista cristã do Santo Daime faz o uso sacramental da bebida enteógena Ayahuasca em todos os seus rituais, sendo obrigatório o uso por todos os participantes das sessões. Os trabalhos espirituais como são chamadas as sessões tem por finalidade o autoconhecimento e a experiência transcendental, o culto litúrgico do Santo Daime resume-se na comunhão da bebida e execução dos rituais propriamente estabelecido a cada data. Desta forma, as pessoas que possuem interesse em conhecer esta doutrina deve previamente entrar em contato com os responsáveis pelo Centro ou Igreja, no caso desta instituição Igreja Céu do Cerrado, na qual passará por uma avaliação/entrevista que deferirá a participação dos iniciantes aos rituais. Destacamos que é de fundamental importância a entrevista aos que possuem interesse em comungar o Santo Daime pela primeira vez, sendo esta situação uma norma estabelecida pelo CONAD, órgão que regulamenta o uso religioso da bebida Ayahuasca no Brasil.
Recomendações aos Iniciantes.
- Entrar em contato antecipadamente com os dirigentes ou responsáveis pela recepção de visitantes a Igreja, na qual o mesmo marcará uma entrevista com os interessados.
- Após deferida a participação o visitante deverá estar ciente das seguintes normas:
- No dia do ritual o iniciante deverá estar presente no centro com no mínimo 30 minutos de antecedência antes do horário previsto para o inicio do ritual;
- O mesmo deverá comparecer vestindo roupas claras (calça e camisa para os homens, saia abaixo do joelho e camisa de manga sem decote para as mulheres);
- Após inciando o trabalho espiritual o participante deverá permanecer nas dependências da igreja até o encerramento da sessão.
Abaixo segue as explicações sobre a entrevista e interações medicamentosas aos interessados em participar pela primeira vez. O trecho abaixo foi retirado do site <http://www.santodaime.org/site-antigo/doutrina/cura/iniciantes.htm>
Recomendações Especiais para a Recepção de Iniciantes
Por Eliseu Labigalini Jr. (labigalini@ig.com.br) Médico-psiquiatra e pesquisador do Proad (Programa de Orientação e Assistência ao Dependente), da EPM - Escola Paulista de Medicina, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Membro do Núcleo de Cura e Saúde do Cefluris - Regional SP |
|
1. Entrevista / Ficha de Anamnese
A intenção deste comunicado é tentar estabelecer um maior equilíbrio, uma maior sintonia entre todas as igrejas, no que se refere aos cuidados e orientações que devemos ter com pessoas que chegam para tomar o Santo Daime pela primeira vez - e também no acompanhamento atencioso daqueles que já participam dos trabalhos.
Em duas igrejas da Regional SP - Céu da Mantiqueira (Camanducaia) e Céu de Maria (São Paulo) - foi implantada uma nova ficha de anamnese, que estamos anexando a esta mensagem para que todos os interessados possam também adotá-la. A única diferença em relação à ficha anterior está na inclusão de 4 (quatro) perguntas que fazem parte da prática clínica e psiquiátrica como critérios diagnósticos para detectar casos de distúrbios psicóticos e esquizofrênicos. Elas são:
- Você já teve a experiência de ver ou ouvir coisas que os outros não podiam ver ou ouvir?
- Você já teve a sensação de estar sendo perseguido ou já se sentiu ameaçado por alguém?
- Você já teve a sensação de não conseguir ordenar os pensamentos em sua cabeça, por horas ou dias?
- Você já viveu alguma situação em que seus pensamentos estavam muito acelerados, que você não conseguia acompanhá-los?
A resposta afirmativa a qualquer uma dessas perguntas significa que deve ser feita uma avaliação individual da pessoa antes de considerá-la apta a participar de um trabalho do Santo Daime. A recomendação do antigo Confen - Conselho Federal de Entorpecentes (hoje substituído pela Senad - Secretaria Anti-Drogas), quando este autorizou o uso ritual da bebida, era de excluir psicóticos e esquizofrênicos dos trabalhos. E realmente nós temos percebido, acompanhando algumas igrejas, que é de extrema importância respeitar essa limitação, garantindo que essas pessoas sejam orientadas e avaliadas individualmente por psiquiatras antes de poderem participar de um trabalho.
Nas duas igrejas citadas acima (Céu da Mantiqueira e Céu de Maria), as entrevistas são ministradas por psiquiatras, psicólogos e terapeutas - e da mesma forma, é recomendável que os centros dêem preferência a este tipo de profissional, com alguma experiência clínica, entre os filiados escolhidos para cuidar desta grande responsabilidade que é receber os iniciantes.
Essas quatro perguntas são, assim, um instrumento psiquiátrico adequado para cumprir a recomendação do Confen. E esse cuidado é fundamental, pois há pessoas que apresentam surtos que poderiam ocorrer também fora do Santo Daime, mas que acabam acontecendo dentro porque o Daime pode ser um precipitador, um desencadeador desses surtos - então temos que nos prevenir para não sermos esse desencadeador. À medida que pudermos orientar essas pessoas e saber que elas têm um certo limite, elas poderiam ser acompanhadas e começar tomando muito pouco Daime, depois de serem medicadas. É preciso todo um processo preventivo anterior para essas pessoas suscetíveis de apresentarem quadros psicóticos participarem de um trabalho. E esse cuidado é uma proteção não só para essas pessoas, como para as próprias igrejas.
Além dos distúrbios descritos acima (paranóia, esquizofrenia), há também um cuidado especial a ser tomado com pessoas que tenham o chamado transtorno bipolar - também conhecido como psicose maníaco-depressiva. Não é aconselhável que essas pessoas, que alternam estados de depressão e euforia, tomem Daime, pois podem ter uma piora no quadro de exaltação (euforia). Mas se elas estiverem sob acompanhamento médico-psiquiátrico e medicadas com estabilizadores de humor como o lítio e a carbamazepina (Tegretol), podem fazer o trabalho normalmente e geralmente não apresentam nenhum problema.
2. Medicamentos que não devem ser misturados com o Daime
Esta é outra preocupação básica na recepção aos iniciantes. Os únicos medicamentos que atualmente podem trazer algum problema para quem vai tomar o Daime são as substâncias chamadas serotoninérgicas - que aumentam a serotonina (neutrotransmissor) no cérebro. Elas podem provocar uma potencialização do efeito do Daime, causando uma crise hiper-serotoninérgica. As substâncias que mais têm esse efeito são os antidepressivos que contém fluoxetina - seus nomes comerciais mais conhecidos são:
- Prozac
- Daforin
- Eufor
- Verotina
Além desses, existem outros antidepressivos não tão específicos em relação à serotonina quanto o Prozac, mas que também seria importante para a pessoa passar por algum tipo de avaliação antes de tomar o Daime - para podermos conversar sobre isso com o médico que a estiver acompanhando. É o caso de antidepressivos mais modernos - como a sertralina e a paroxetina. Eles não desencadeiam nenhum problema, mas o ideal seria a pessoa parar de usar tal medicação no mínimo uma semana (7 dias) antes de participar do trabalho - ou procurar uma orientação médica, na igreja ou em outro lugar, para saber qual o melhor encaminhamento. Ela pode, inclusive, voltar a tomar a medicação no dia seguinte ao trabalho: o importante é evitar tomar junto com o Daime. Já vimos casos em que a pessoa tomou um desses remédios e não aconteceu nada - mas é uma informação médica que sai em todos os artigos publicados sobre o tema e um cuidado a ser tomado, principalmente com o Prozac. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário